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04/03/2009 - 08h17

Governo pernambucano classifica como positivo balanco do Carnaval 2009

 
 

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André Seale
A beleza de Fernando de Noronha
A beleza de Fernando de Noronha

"O carnaval se consolida como o principal produto turístico de Pernambuco", foi com essa afirmação que o secretário estadual de turismo, Sílvio Costa Filho, iniciou a divulgação do balanço do Carnaval 2009. A coletiva aconteceu no Palácio do Campo das Princesas, juntamente com a presidente da Fundarpe, Luciana Azevedo; o presidente da Abrasel, Mário Jorge Carvalheira; o artista plástico Delon; o presidente da ABIH, José Otávio Meira Lins; o presidente da Empetur, José Ricardo Diniz e o filho do Mestre Salustiano, Pedro Salu.

O levantamento tomou como base os 12 dias de festa, que incluiu a semana pré-carnavalesca e os quatro dias do Reinado de Momo. Para este período, compreendido entre a abertura oficial do carnaval no dia 13 de fevereiro, até a Terça-Feira Gorda (24), o governo do estado montou 14 pólos de animação espalhados pelo Agreste, Zona da Mata e Região Metropolitana do Recife, por onde passaram 1,9 milhão de foliões e 275 atrações culturais.  O investimento estadual foi de R$ 22,5 milhões. Deste total, R$ 15 milhões oriundos da Fundarpe e R$ 2,5 milhões voltados apenas para campanhas publicitárias.

De acordo com o secretário Sílvio Costa Filho, os turistas tiveram um papel fundamental na consolidação financeira deste carnaval. Foram registrados 760 mil visitantes em Pernambuco este ano. O número superou em 3.300 (8,5%) os passageiros contabilizados no ano passado. Boa parte dos visitantes foi trazida nos 20 voos extras que vieram de outros estados para Pernambuco (14 da Tam e 6 da Gol). "Isso prova o sucesso que o carnaval de Pernambuco conquistou. A nossa expectativa é que ano que vem possamos trazer cerca de 1 milhão de turistas para cá", adiantou o secretário.

Quanto à movimentação financeira, o índice ficou em torno dos R$ 375 milhões, R$ 60 milhões a mais do que no ano passado. A receita turística diária também aumentou. Cada visitante gastou em média R$ 137, um incremento de 14,17% em relação ao carnaval 2008, no qual era gasto diariamente aproximadamente R$ 120. Comemorando no mesmo embalo, também estava o setor hoteleiro, que registrou uma ocupação média de 97,68% em todo o estado. A permanência média foi de 4,7 dias, a mesma registrada em 2008. Em alguns municípios como Fernando de Noronha, Bezerros, Barreiros, Belém do São Francisco, Goiana, Paulista e Pesqueira chegaram aos 100% de ocupação durante os dias de folia.

Além dos 14 pólos espalhados pelo estado, a festa contou também com o Portal de Carnaval , que registrou 10 mil acessos e cerca de 40 mil pageviews (número de páginas visitadas). O site vai continuar no ar durante o ano inteiro, como fonte de informação sobre a cultura pernambucana. Referência cultural também foi a Expocarnaval, um espaço montado no Bairro do Recife que levou os trabalhos de mais de 65 artesãos da Região Metropolitana. A Fundarpe investiu R$ 48 mil na feira e contou com um faturamento de R$ 56 mil.

Toda a impressão causada pelo carnaval aos visitantes será registrada numa pesquisa que vai traçar o perfil do folião pelo estado. Vinte e quatro mil pessoas foram entrevistadas nos 14 pólos e responderam um questionário sócio-econômico e cultural. O documento vai analisar a cultura das 12 regiões do estado e potencializar os investimentos na área.

Fonte: Diário de Pernambuco

 

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