Viagem Brasil

Viagem Brasil: hoteis, pousadas romanticas, lua de mel e pacotes turísticos

Mudar linguagem para Inglês
Mudar linguagem para Espanhol
Mudar linguagem para Português
Busca

Estuario Litoral Bahia -  André Seale
Praia Fernando de Noronha - André Seale
Bonito MS - Rico
Macacos - Samuel Duleba
Tartaruga Verde - André Seale
Praia do Sancho - Fernando de Noronha - André Seale


Destinos

 
 
CHAPADA DOS VEADEIROS - GOIÁS

Nordeste de Goiás, no município de Alto Paraíso e da pacata Vila de São Jorge, lá está a fascinante Chapada dos Veadeiros. A energia do local logo é percebida e algo diferente no caminho também é notado. São pequenas pedrinhas reluzentes - os cristais de quartzo. O mineral brota do chão feito capim, porque a Chapada repousa sobre uma imensa reserva do cristal, o que lhe deu a preferência dos esotéricos que buscam por lá a energia das pedras transparentes.

 

Quem já passou por lá até jura ter visto discos voadores. Mas o que é mesmo indubitável é a beleza da natureza que impera por lá. Os paredões rochosos, cânions, rios cristalinos, cachoeiras e principalmente piscinas naturais fazem da Chapada dos Veadeiros um local perfeito para o ecoturismo e o turismo de aventura. Turistas vão até lá em busca de paz, tranquilidade, mas também de aventura, para realizar atividades como  trekking, bikecross, canoagem, aquarider, rapel, além das trilhas.

 

Localização

 

A Chapada dos Veadeiros é uma região de cerrado no nordeste do estado de Goiás, que abrange cinco municipios: Alto Paraíso, Cavalcante, Colinas do Sul, São João D'aliança e Teresina, com área total de 15.267 km2 e uma população de 32.731 habitantes, ou seja, com uma densidade demográfica de 2,14 hab./km2. Abriga o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, reconhecido como Patrimônio Natural Mundial pela UNESCO. Por ser uma das áreas de maior biodiversidade existentes no país, a região também recebeu o título de Reserva da Biosfera Goyaz. Está distante cerca de 220km ao norte de Brasília e 420km de Goiânia.

 

Acesso

 

Para chegar até a Chapada dos Veadeiros, o acesso de carro particular é feito através da BR-020, saindo de Brasília em direção a Formosa, no trevo à esquerda e seguindo por 220 km pela GO-118, em direção a Alto Paraíso. Deste ponto, toma-se à esquerda pela GO-239 por mais 39 km em estrada de terra (em fase de asfaltamento), chegando-se à Vila de São Jorge, portal de entrada do Parque. A Unidade fica a 260 km de Brasília DF e a 480 km de Goiânia GO. 

 

Parque Nacional

 

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (PNCV) é uma área de preservação de cerrado de altitude localizada na Chapada dos Veadeiros, região Nordeste do Estado de Goiás, no Centro-Oeste do Brasil. Foi criado, em 1961, pelo então Presidente da República, Juscelino Kubitschek, com o nome de Parque Nacional do Tocantins com área 650.000 ha, sendo reduzida varias vezes até 65.514 ha nos dias atuais, o uso público só e permitido em 3% deste total, o restante do Parque  Nacional da Chapada dos Veadeiros é reservado para fins de pesquisa e preservação.


O acesso ao Parque Nacional localiza-se junto ao Povoado de São Jorge à 36 km da cidade de Alto Paraíso de Goiás em estrada parcialmente asfaltada. O acesso ao PNCV é permitido apenas com o acompanhamento de condutores de visitantes (guias) credenciados. 

 

As caminhadas para os atrativos do parque têm em média 4,5 Km de ida + 4,5 Km de volta dando acesso à cachoeira de 80 m e o Salto de 120 m conhecidos como cachoeiras do garimpão, as Carioquinhas o Cânion II e o Cânion I este somente visitado no período de seca. Todas essas cachoeiras e cânions são no Rio Preto, divisa entre os municípios de Alto Paraíso e Cavalcante.O PNCV Foi reconhecido como Patrimônio Natural Mundial da Humanidade pela UNESCO em Dezembro de 2001.

 

Entre as espécies da fauna que habitam o parque, cerca de cinqüenta são classificadas como raras, endêmicas ou sob risco de extinção na área. No tocante à flora, já foram identificadas 1.476 espécies de plantas no parque, das 6.429 que existem no bioma Cerrado. Com relação às aves, das 312 espécies destacam-se a ema, o urubu-rei, e o gavião. (Fonte: Chapada dos Veadeiros Informação).

 

Principais atrações

 

A Chapada possui atrativos de rara beleza como as cachoeiras, os canyons, piscinas naturais, fontes de águas termais, morros, mirantes, entre tantos outros segredos da natureza. Selecionamos alguns lugares fascinantes que não se pode deixar de conhecer. Alguns estão no Parque Nacional, outros estão na região, em Alto Paraíso ou nas cidades próximas. Abaixo você encontra as principais cachoeiras e mirantes e sua localização.

 

Vale da Lua - De São Jorge, são 10 km de estrada de terra ou de Alto Paraíso, 23 km de asfalto e 11 km de estrada de terra, com cerca de 700 m da portaria ao atrativo o Vale da Lua. Um dos lugares imperdíveis da Chapada dos Veadeiros, acompanhado da Serra do Segredo, com seu leito de pedras em formatos arredondados, lembrado as cratéras da Lua.


Cachoeira do Rio Cristal - a 5 km de Alto Paraíso, pela GO 118 estrada asfaltada no sentido para Teresina de Goiás, e mais 1 km de estrada de terra. O rio dos Cristais possui diversas cachoeiras e piscinas naturais. 


Abismo - Em São Jorge, no período de chuvas, as águas se canalizam pelas fendas das rochas formando cachoeiras grandes e pequenas, com piscinas de hidromassagem. Linda caminhada de aproximadamente 40 minutos a partir do mirante do pôr-do- sol com vista panorâmica da Estrada de Colinas.

Cachoeira do Vale do Rio Macaco - Complexo de cachoeiras e cânions. Também indicado para quem quer praticar canyoning.


Pedra Bonita - Está a 5 km de Colinas do Sul. Acesso Fácil com um poço enorme, praia e infra-estrutura local para alimentação e banheiros.


Ponte de Pedra - Está a 10 km da cidade de Cavalcante e o acesso se dá pela fazenda Renascer, da portaria a Ponte são 10 km ida e volta. Há desnível de 200m de altidude na caminhada. Existe um mirante com mais de 500m de desnível, com vista para o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e o Catingueiro.

 

Lazer e Esporte

 

Na Chapada dos Veadeiros a diversão é certa. Se você está em busca de aventura, aqui é o lugar certo. Com um cenário perfeito para a prática de esportes radicais (canyons, cachoeiras, abismo, mirantes), não se pode deixar de fazer alguns passeios como o rafting, rapel, canoagem, trekking, entre outros. São vários os pontos no qual se pode praticar tais esportes.

 

Hospedagem

 

Quem decide visitar a Chapada dos Veadeiros pode se hospedar nas várias cidades que compreendem a Chapada. Abaixo você confere as principais acomodações nas cidades da Chapada. Para quem gosta de acampar, também há opções de áreas de campings.

 

Alto Paraíso - Pousada do Mirante, Pousada Casa da Vida, Pousada Aquarius, Pousada Alfa e Omêga e Pousada Camelot.


Hospedagem ao longo da estrada entre Alto Paraíso e São Jorge - Pousada São Bento


São Jorge - Pousada Por do Sol, Pousada Caminho das Cachoeiras, Shamballa Pousada, Baguá Pousada e Pousada Palipalan.


Cavalcante -Pousada Sol da chapada ,Hotel FM, Pousada Chalés do Lago e Hotel Pioneiro.


Colinas do Sul - Hotel Nosso Cantinho, Pousada Água Franca, Pousada de Campo em Colinas e Pousada Cachoeira das Pedras Bonitas.


São João d'Aliança - Atos Hotel, Atos Hotel Fazenda, Hotel e Pousada Victória, Hotel Fernandes e Pousada Aldeia da Serra.


Teresina de Goiás - Hotel entre Serras e Hotel Uirapuru.

 

Campings


Alto Paraíso de Goiás - Camping O Canto do Cerrado, Camping Sítio Mãe Natureza.


Na estrada entre Alto Paraíso e São Jorge - Portal da Chapada, Camping Pachamama (GO - 239, km 17)


São Jorge - Chalés e Camping Espaço Flora, Camping Taiuá.


Cavalcante - Camping Canto do Brasil ,Camping Soluar,Camping toca do katitu


Colinas - Camping da Ni e Camping cachoeira das Pedras Bonitas 

 

Gastronomia


Na Chapada dos Veadeiros, assim como no quesito acomodação, há diversas opções de alimentação, nas cidades que compreendem a Chapada. Selecionamos alguns e separamos por cidade para melhor ajudar o turista quando em visita à região.

 

Alto Paraíso de Goiás - Oca Lila, Jambalaya, Massas da Mamma, Jatô e Rancho do Valdomiro.


São  Jorge - Bar e Restaurante Buritis


Cavalcante - Sol da Chapada Restaurante, Restaurante Flor do Cerrado, Restaurante kalunga, Restaurante da Rosa, Restaurante do Max e Colinas do Sul.


São João d'Aliança - Restaurate Atos, Restaurante Paladar Mineiro, Restaurante Chapéu do Sol.


Teresina de Goiás - Restaurante Zero Hora, Restaurante Chão de Palha.

 

Quando ir


Não existe época do ano para conhecer a Chapada dos Veadeiros. O clima, classificado como tropical de altitude, tanto no período de seca, aproximadamente de outubro a março, como no de chuva, aproximadamente de abril a setembro, oferecem peculiaridades de beleza e de aconchego não encontradas em qualquer lugar.

 

No período junho-julho-agosto desaparecem as chuvas, tornando o ar mais seco e trazendo aquele clima de montanha. Com o fim do inverno, voltam as chuvas em outubro. Aproxima-se o verão e elas aumentam. No entanto, as chuvas evitam que o calor de verão prevaleça, mantendo o clima muito agradável.

 

A temperatura média anual é de 24 a 26ºC. A melhor época para práticas de aventuras é o período de estiagem, quando a temperatura está mais baixa, chove pouco e as pedras não estão quentes nem escorregadias, evitando acidentes e queimaduras. (Fonte: Chapada dos Veadeiros Informação)

 

Informações úteis


Bancos em Alto Paraíso: Banco do Brasil e Itaú, na Lotérica (Caixa) e nos Correios (Bradesco);
Banco em Cavalcante: Banco do Brasil, na Lotérica (Caixa) e nos Correios (Bradesco);
Banco em São João d'Aliança: Itaú, na Lotérica (Caixa) e nos Correios (Bradesco);
Não há agências bancárias em Colinas do Sul e Teresina, somente na Lotérica (Caixa) e nos Correios (Bradesco);
Em São  Jorge não há bancos.
Telefonia celular em Alto Paraíso e São Jorge conta com todas as operadoras do Centro Oeste, em Cavalcante, Colinas do Sul e São João d'Aliança somente cobertura da Vivo, em Teresina, não há sinal de celular.

 



A reprodução integral ou parcial de textos e fotos deste portal somente é permitida com créditos para o autor e link para a página de onde foi transcrito. É expressamente proibida a reprodução total ou parcial das fotos das galerias sem a autorização prévia dos fotógrafos, os quais estão devidamente creditados nos nomes das galeriasCaso você seja autor de alguma imagem ou texto publicados neste site e deseja remoção ou correção, clique aqui para preencher o formulário de solicitação.


Receba nossa NewsLetter
Nome:
E-mail:
Código de segurança:
->