Viagem Brasil

Viagem Brasil: hoteis, pousadas romanticas, lua de mel e pacotes turísticos

Mudar linguagem para Inglês
Mudar linguagem para Espanhol
Mudar linguagem para Português
Busca

Cataratas do Iguaçu - André Seale
Praia do Sancho - Fernando de Noronha - André Seale
Fernando de Noronha - André Seale
Praia Fernando de Noronha - André Seale
Tartaruga Verde - André Seale
Macacos - Samuel Duleba


Destinos

 
 
RIO DE JANEIRO - RIO DE JANEIRO

Conhecida mundialmente como a Cidade Maravilhosa, o Rio de Janeiro conquista há décadas turistas de todo o mundo. Passa ano, entra ano, e o Rio continua sendo sonho de consumo para os estrangeiros, fascinados pelas belezas naturais e pela mistura de raças, cores e credo, representada na população local. Não é atoa que o Rio foi tema de várias músicas dentre elas, um trecho ficou famoso "O Rio de Janeiro continua lindo".

 

Além disso, o Rio é um dos principais centros econômicos, culturais e financeiros do país, sendo internacionalmente conhecida por diversos ícones culturais e paisagísticos, como o Pão de Açúcar, a estátua do Cristo Redentor (uma das sete maravilhas do mundo moderno), as praias dos bairros de Copacabana, Ipanema e Barra da Tijuca, o Estádio do Maracanã, o Estádio Olímpico João Havelange, a floresta da Tijuca, a Quinta da Boa Vista, a ilha de Paquetá, o Réveillon de Copacabana e o Carnaval.

 

Localização

 

O Rio de Janeiro, capital do estado com o mesmo nome, é a segunda maior metrópole do Brasil, situada no Sudeste do país. É a cidade brasileira mais conhecida noexterior e maior rota do turismo internacional no Brasil. A capital fluminense está 430 km distante da cidade de São Paulo e a 440 km de Belo Horizonte.

 

Acesso

 

Para chegar até o Rio de Janeiro, é possível realizar o trajeto de avião, ônibus, barco ou carro particular. Confira abaixo cada uma das opções.


De avião - A entrada pelo Rio de Janeiro pode ser feita por meio dos dois aeroportos da cidade: o Tom Jobim, na Zona Norte, que recebe vôos nacionais e internacionais, e o Santos Dumont, no Centro, usado para a ponte aérea Rio-São Paulo e em alguns vôos regionais.


De carro - A cidade do Rio é ligada a São Paulo e ao Sul pela Via Dutra (BR-116, pedagiada); a Minas e ao Centro-Oeste pela BR-040 (pedagiada); e ao Espírito Santo e ao Nordeste pela BR-101. A Rio-Santos serve a Costa Verde (vindo de São Paulo, o melhor ponto de descida é por Taubaté, chegando ao litoral em Ubatuba). Para ir à Região dos Lagos, atravesse a Ponte Rio-Niterói, continue pela BR-101 e pegue a Via Lagos (RJ-124, pedagiada); para fugir do pedágio, em vez da BR-101 você deve pegar a RJ-106, que tem trânsito local em diversos pontos.


De ônibus - A cidade do Rio de Janeiro é bem servida por ônibus de todo o Brasil. Quem sai de São Paulo pode escolher entre o Expresso Brasileiro  a Itapemirim  e o Expresso do Sul. 


De barco - A Barcas S/A (21/4004-3113) tem a concessão das linhas regulares à Ilha Grande, com saídas de Mangaratiba (8h, diariamente; volta às 17h30) e Angra dos Reis (saída às 15h30; retorno às 10h, diariamente). Há saveiros que operam essas rotas de maneira alternativa.

 

Principais atrações

 

O Rio é uma cidade única, com a qual, a natureza foi muito generosa. A vegetação da cidade, as praias, os parques, são fascinantes, juntamente com o clima, que proporciona momentos de pura diversão para os visitantes.

 

A localização do Rio de Janeiro também favorece a visita aos vários municípios ao redor. São Gonçalo, Angra dos Reis, Cabo Frio, Petrópolis, Niterói, são cidades que também recebem muitos turistas, e pela pequena distância entre elas e o Rio, proporcionam várias opções de turismo para quem quer conhecer as belíssimas praias e cidades históricas ao redor da Cidade Maravilhosa.

 

Atração Urbana

 

Principais Pontos Turísticos


Pão de Açúcar -
Um dos principais pontos turísticos do Rio, a montanha do Pão de Açúcar está localizada na Baía de Guanabara. O famoso bondinho leva o visitante ao topo dos 396 metros de altura da montanha, proporcionando uma linda vista da "Cidade Maravilhosa". Além disso, o local dispõe de bar, restaurante, lojas de lembranças e Concha Acústica, onde são realizadasfestas, espetáculos musicais e outras atividades.


Corcovado - Cristo Redentor -
É no alto dos 710 metros de altura do Morro do Corcovado que está localizado o maior cartão postal do Rio e do Brasil, o Cristo Redentor, que com seus braços abertos dá as boas vindas aos visitantes e abençoa a cidade. De carro ou de trem da Estrada de Ferro do Corcovado, os caminhos, que atravessam a floresta, proporcionam uma vista privilegiada da cidade.


Maracanã - Mais que um monumento esportivo, o estádio do Maracanã é um atrativo cultural e turístico, recebendo visitantes até mesmo em dias em que não há jogos. Para os apaixonados por futebol há tours guiados que conduzem à beira do gramado, às arquibancadas, ao vestiário, ao Hall da Fama - onde estão as marcas dos pés de jogadores famosos - e ao Museu do Futebol, com fotos e imagens das mais belas jogadas feitas no maior estádio do mundo. (Fonte: Férias Brasil). 

 

Parques

 

Floresta da Tijuca - Localizada no Alto da Boa Vista, no coração da cidade e integrada geograficamente ao Parque Nacional da Tijuca, a floresta possui 120km repletos de árvores. Pelos caminhos construídos pela própria natureza, os visitantes encontram pássaros, córregos, viveiros, cascatas, uma capela, grutas e lagos.


Parque do Flamengo - Também conhecido como Aterro do Flamengo, está situado junto à orla da Baía de Guanabara, estende-se Aeroporto Santos Dumont ao início da Praia de Botafogo. Com a assinatura do paisagista Roberto Burle Marx, este é o maior projeto paisagístico realizado no Brasil. Além da área verde eamplo espaço para o lazer e a prática de esportes, o parque abriga três museus: o Museu de Arte Moderna, o Museu Carmem Miranda e o Museu do Monumento em Honra aos Mortos na Segunda Guerra Mundial.


Parque da Cidade - O parque ocupa uma área de 470.000m2, oferecendo aos seus visitantes espaços para lazer, trilhas e lagos, além do Museu Histórico da Cidade. A proximidade do Parque Nacional da Tijuca faz do Parque da Cidade uma importante unidade de conservação, onde se encontram exemplares da flora nativa e uma fauna muito.


Campo de Santana - Até o início deste século, todos os importantes edifícios da cidade eram construídos em torno deste parque. Jardim histórico composto por gruta com cascata, lagos, pontes e árvores centenárias. Obras de arte diversas como as esculturas das Estações em mármore, monumento a Benjamin Constant, escultura em argamassa Luta Desigual, fontes francesas centenárias em ferro fundido.


Parque Lage -
O parque compreende uma área de 348 mil m² de floresta nativa da Mata Atlântica, situada nas encostas do maciço do Corcovado, mais 174 mil m² de jardins, lagos, grutas e uma trilha que liga o Parque Lage ao Corcovado. Dentro do parque funciona a Escola de Artes Visuais, que realiza cursos durante o ano inteiro,a lém de atividades para crianças.


Jardim Botânico -
Um dos mais belos jardins da cidade, o Jardim Botânico, tem como principal atração as palmeiras imperiais, semeadas pelo Príncipe-Regente D.João VI, em 1809. Seus 41 hectares abrigam alguns dos principais exemplares da flora brasileira e mundial, são orquídeas, vitórias-régias, bromélias, flamboyants, vasta folhagem tropical e árvores seculares. Este é o lugar preferido dos estudiosos, dos amantes da natureza, dos namorados e de todos aqueles que procuram tranqüilidade e paz.


Quinta da Boa Vista - Localizada num dos bairros mais antigos do Rio de Janeiro, São Cristóvão. Este parque contém frondosas árvores, lagos e parque infantil. É neste parque que estão localizados o Museu Nacional e o Jardim Zoológico do Rio de Janeiro.   

 

Cultura



Rio de Janeiro é um local rico não só em belezas naturais, mas também em pontos culturais. A cidade possui inúmeros museus que retratam a história do Brasil, centros de cultura, entre outros. Selecionamos os pontos mais importantes quando o assunto é cultura.

 

Museu da República - Foi a residência oficial do Presidente da República, enquanto a cidade do Rio de Janeiro foi a Capital Federal. Hoje, apresenta coleção de objetos do períodorepublicano. A grande atração é o quarto, intacto, onde o Presidente Getúlio Vargas se suicidou, em 1954.  


Museu Nacional - Antiga residência da Família Imperial, expõe uma coleção de 130 mil itens, inclusive peças da época do descobrimento do Brasil, em 1500, até a Proclamação da República, em 1889. É o mais importante museu da América do Sul.


Museu do Primeiro Reinado - Acervo de peças e documentos do período  compreendido entre 1822 e 1831.


Museu de arte moderna - MAM - Apresenta os melhores trabalhos de artistas contemporâneos brasileiros, algumas obras de Picasso, Braque e Matisse.


Museu Nacional de Belas Artes - Este museu conta com 14.429 peças, reunindo uma importante coleção de arte brasileira e estrangeira doséculo XIX. Um grande conjunto de gravuras e desenhos,brasileiros e estrangeiros, completa o acervo do museu.Nas dependências do Museu funcionam galerias de exposição permanente, como a galeria perimetral do terceiro piso, que mostra uma seleção dos séculos XVII, XVIII e XIX, a galeria de arte brasileira do século XX e a galeria do século XXI, destinada à arte contemporânea. Nesses espaços pode-se apreciar uma síntese da evolução das artes plásticas no Brasil.

 

Não se pode deixar de visitar também a riqueza do Carnaval Brasileiro. Dois pontos são parada obrigatória para quem curte o ritmo do samba. São eles:

 

Sambódromo - Inaugurado em 1984 e batizado como Avenida dos Desfiles, o Sambódromo recebe visitantes o ano inteiro, que se contentam em apreciar a passarela do samba, de apenas 700 metros, completamente vazia. A Praça da Apoteose serve de pano de fundo para as fotografias de recordação.

 

Praias


Barra da Tijuca - Com 18 quilômetros, esta é a praia mais extensa da cidade. O mar é bem agitado e perigoso em alguns pontos. As ondas são propícias para a prática de esportes como o surf, o bodyboard e o windsurf. Osquiosques do calçadão oferecem boas opções de lanches, petiscos e cerveja gelada.


Praia de Botafogo - A enseada de botafogo é imprópria para o banho, mas com seu mar calmo, é muito frequentada pelos que praticam esportes à vela.


Copacapana - A praia mais conhecida do Rio é chamada também de "Princesinha do Mar". Com todo o seu encanto, nesta praia tem sempre algo acontecendo, de dia ou a noite, não importa a hora, o calçadão e os bares estão sempre cheios de gente de todos os cantos do país e do mundo.


Flamengo - A praia que acompanha, de ponta a ponta, o Parque do Flamengo, é imprópria para o banho. Aqui, é possível praticar esportes e relaxar apreciando a beleza da vista da Baía de Guanabara.

Grumari - Paraíso dos surfistas, esta praia é uma área de proteção ambiental. A praia de Grumari é constante cenário de novelas e filmes brasileiros e muitas vezes estrangeiros.

Joá - Pequena e charmosa esta praia está localizada no Morro do Joá. Própria para o banho e propícia para prática do surf.


Leblon - Sem público freqüentador definido, nesta praia encontram-se principalmente os moradores do bairro. Os surfistas preferem as encostas do Morro Dois Irmãos.


Praia Vermelha - Excelente para um passeio ao final da tarde, proporciona uma linda vista do bondinho do Pão de Açúcar, que fica ao lado. Esta praia é imprópria para o banho por ser poluída.


Praia de Ipanema - Musa inspiradora de Vinícius de Moraes, Ipanema já foi a praia mais em moda no Rio. Esta é uma praia urbana, frequentada por pessoas de todas as idades e com ondas fortes em alguns pontos.

Recreio - Continuação da Barra da Tijuca, esta é uma praia muito frequentada por famílias e jovens. Em alguns pontos, pode-se encontrar surfistas. A área em volta da Lagoa de Marapendi foi transformada em Área de Proteção Ambiental.


São Conrado - Esta é uma praia pequena e principalmente freqüentada por surfistas e moradores do bairro.


Prainha - Localizada numa área de proteção ambiental, esta praia é a preferida pelos praticantes do surf. Sem construções em volta, a praia fica entre dois morros cobertos de Mata Atlântica.


Urca - Localizada no pé do morro da Urca, esta pequena praia de águas calmas, é imprópria para banho. A vista desta praia é uma das melhores do Rio.

 

Hospedagem

 

O Rio de Janeiro possui grande infra-estrutura hoteleira e oferece aos turistas muitas opções de acomodação, principalmente ao redor dos pontos turísticos, como as praias e os pontos urbanos. Se você pretende viajar em épocas como o réveillon e o carnaval, faça suas reservas com muita antecedência. Selecionamos alguns hotéis para que você possa ficar bem acomodado enquanto estiver na Cidade Maravilhosa.


Hotéis


Arpoador - Arpoador Inn - Hotel


Barra da Tijuca -  Promenade Barra First/ Royalty Barra/  Sheraton Barra Hotel & Suítes/ Windsor Barra


Copacabana -  Best Western Rio Copa Hotel/ Califórnia Othon/ Copacabana Palace/ Golden Tulip Regente/ Grandarrell Ouro Verde - Hotel/ Windsor Excelsior Copacabana Hotel/ Windsor Plaza Copacabana Hotel


Flamengo - Argentina Hotel/ Scorial Rio - Hotel/ Venezuela/ Windsor Flórida Hotel


Ilha de Paquetá -  Hotel Farol / Hotel Lido/ Meu Cantinho/ Paquetá


Ipanema - Caesar Park Ipanema/ Everest Park / Fasano Rio de Janeiro/ Ipanema Inn/ San Marco/ Vermont 


Leblon - Leblon Palace Hotel/ Marina All Suites/ Ritz Plaza/ Sheraton Rio & Resorts - Hotel


Leme -  Acapulco/ Golden Tulip Continental/ Leme Othon Palace/ Recreio dos Bandeirantes /Atlântico Sul


Recreio dos Bandeirantes - Mykonos Hotel/ Villa Del Sol


Albergues


Botafogo - Albergue da Juventude/ Albergue Tupiniquim/ El Misti Hostel/ Rio Hostel - Hi Hostel/ Vila Carioca Hostel


Copacabana - Bamboo Rio hostel/ Best Rio Hostel/ Copa Hostel/ Rio Rockers Hostel/ Shenkin Hostel - Hi Hostel


Ipanema - Adventure Hostel - Hi Hostel/ Crab Hostel Brasil/ Ipanema Beach House/ The Mango Tree


Leblon - Lemon Spirit Hostel


Tijuca - Rio Tijuca Hostel - Hi Hostel


Pousadas


Barra da Tijuca - Pousada Barra Sol


Copacabana -  Girassol


Ilha de Paquetá - Pousada Campestre / Pousada São Roque/ Pousada Casa Áurea



Compras

 

O Rio possui várias opções de lojas, barraquinhas, shoppings e centro comercial. Nas areias das praias, é possível encontrar os vendedores ambulantes, que vendem as famosas roupas de praia, como biquínis, chapéis, entre outros. Selecionamos algumas opções para você se divertir com as compras e levar lembranças para toda a família.

Barra Shopping
Downtown
Rio Sul Shopping Center

São Conrado Fashion Mall
Shopping Center Iguatemi Rio
Shopping da Gávea

Feira Hippie de Ipanema
Feira de Antiguidades da Associação Brasileira de Antiquários - aos Domingos na Feira dos Antiquários da Gávea
Feira do Rio Antigo - na histórica Rua do Lavradio
Babilônia Feira Hype - Jockey Club

 


A reprodução integral ou parcial de textos e fotos deste portal somente é permitida com créditos para o autor e link para a página de onde foi transcrito. É expressamente proibida a reprodução total ou parcial das fotos das galerias sem a autorização prévia dos fotógrafos, os quais estão devidamente creditados nos nomes das galeriasCaso você seja autor de alguma imagem ou texto publicados neste site e deseja remoção ou correção, clique aqui para preencher o formulário de solicitação.


Receba nossa NewsLetter
Nome:
E-mail:
Código de segurança:
->