Viagem Brasil

Viagem Brasil: hoteis, pousadas romanticas, lua de mel e pacotes turísticos

Mudar linguagem para Inglês
Mudar linguagem para Espanhol
Mudar linguagem para Português
Busca

Fernando de Noronha - André Seale
Bonito MS - Rico
Macacos - Samuel Duleba
Praia Fernando de Noronha - André Seale
Fernando de Noronha - André Seale
Praia do Sancho - Fernando de Noronha - André Seale


Destinos

 
 
PORTO DE GALINHAS - PERNAMBUCO

Destino ideal para quem busca tranquilidade, descanso, ou ainda, muito agito, Porto de Galinhas é a principal e mais movimentada das praias do litoral de Pernambuco, com turistas o ano todo, encantados com a beleza natural da paisagem paradisíaca e infra-estrutura hoteleira oferecida. Eleita em 2008, pela oitava vez consecutiva, a "Melhor Praia do Brasil", pelos leitores da Revista Viagem e Turismo, a praia não pára de receber prêmios. A Revista Brasil Travel News também escolheu, pela quarta vez consecutiva, Porto de Galinhas como a "Praia do Ano". Não é difícil entender o porquê de tantas premiações.

 

Localização

 

A praia de Porto de Galinhas está localizada no município de Ipojuca, a 65Km ao sul do Recife e 85km de Olinda. A região oferece mais de 18km de praias de areia branca e batida com águas cristalinas e de temperatura agradável, quase morna. Ipojuca é o município que possui o mais extenso litoral no Estado de Pernambuco, 32 km, com várias praias como Enseadinha, Serrambi, Cacimbas, entre outras.

 

Acesso


Para chegar até Porto de Galinhas, é possível fazer o trajeto de acordo com a necessidade e orçamento do visitante. São várias as opções de transporte, avião, ônibus (empresa Cruzeiro), carro, ou outro serviço de translado. Veja como chegar:


De carro: Partindo de Recife via BR-101 SUL / PE-060 /  PE-038 / PE-09 ( 65 km aproximadamente).


De ônibus: Ônibus fazem o percurso Recife-Porto de Galinhas com circulação iniciando logo às 6:30h da manhã, com saídas de hora em hora e término no final da tarde, por volta das 17h.


Translado Aeroporto/Hotéis: Para um grupo de turistas,  uma boa opção é contratar os serviços de traslados nas agências de turismo.

 

Principais atrações


Porto de Galinhas oferece muita diversão para os visitantes. É possível fazer passeios que vão desde a visitação do aquário gigante, no qual, se pode nadar ao lado de peixes coloridos em piscinas naturais, praticar esportes radicais como o surf, kitesurf, mergulho e skate, até passeios ecológicos, sem deixar de lado o agito noturno. Se você prefere a tranquilidade de já ter tudo programado, pode optar pelo serviço de agência de turismo, com a vantagem de receber as melhores dicas sobre restaurantes, bares e passeios. Abaixo você encontra os principais atrativos de Porto de Galinhas.

 

Piscinas Naturais : Uma das principais atrações da praia, as piscinas naturais, são locais muito frequentados por turistas, que buscam contato com a natureza e a contemplação da beleza natural das águas cristalinas, que são mornas, limpas e calmas. No local, é possível fazer passeios de jangada, no aquário gigante, onde se encontra uma grande variedade de peixes ornamentais nas águas cristalinas.

 

Mangues: Para quem chega ao Balneário, os manguezais são um destaque à parte. São praticamente 60km de extensão de vegetação nativa, que se acentua nas praias do Pontal do Maracaípe e de Camboa. Com a ajuda dos guias locais, é possível acessá-lo por meio de caiaque, jangada ou até mesmo a pé, realizar passeio ecológico pela região e conhecer de perto o ecossistema de pequenos animais como os siris, ostras, caranguejos, aratus e guaiamuns.

 

Cavalo Marinho: Os visitantes de Porto de Galinhas têm a oportunidade de conhecer um animal raro, ameaçado de extinção: o cavalo marinho. Para chegar até ele, é necessário ir de jangada pelo Pontal de Maracaípe, considerado habitat do animal. No local existe o Projeto Hippocampus, que desde 2001 trabalha na luta pela preservação dos pequenos.

 

Tartarugas Marinhas: Porto de Galinhas é considerado um berçário de tartarugas marinhas, já que a visita delas é constante no período de desova, que tem início no mês de outubro e termina em junho. Os ninhos estão sempre entre a região do Pontal de Maracaípe e a praia do Muro Alto. Os turistas que visitam a praia ficam encantados com a beleza das espécies. 

 

Passeios


Passeio à cavalo: As paisagens de Maracaípe, emolduradas pela Mata Atlântica, manguezais e praia de águas azuis e areias brancas são perfeitas para passeios a cavalo. A atividade dura cerca de uma hora e meia e é feita com acompanhamento de guia.


Passeio de jangada pelo rio Maracaípe: jangadas coloridas levam visitantes às enormes piscinas formadas na maré baixa. Uma boa opção para conhecer a vida aquática, nas piscinas de águas cristalinas, repletas de peixes coloridos.

 

Passeio de bugue pelas praias de Muro Alto e Pontal de Maracaípe: Para desfrutar a paz e as belezas das praias de Muro Alto e Pontal de Maracaípe faça um passeio de bugue. É a maneira mais ágil, além de mais emocionante, de curtir os cenários mais tranqüilos de Porto de Galinhas.

Passeio de catamarã na Ilha de Santo Aleixo e  Praia de Carneiros: considerado o melhor passeio náutico na região. O veículo consiste em uma embarcação mais equipada, com capacidade para até 70 pessoas, com bar e restaurante, e faz dois tipos de rota,  um deles chega até Carneiros, uma das praias mais bonitas e rústicas de Pernambuco, enquanto a Ilha de Santo Aleixo é famosa pelas dezenas de naufrágios em seus arredores, atraindo mergulhadores de diversas origens. A empresa responsável é a Catamarã Cavalo Marinho.

 

 Lazer e Esporte

 

A região oferece muitas opções de passeios e de atividades esportivas. Por ser considerada o point dos esportes radicais, como skate, mergulho, surfe e kitesurfe, vários turistas do mundo inteiro procuram a Vila. Confira as principais opções para os amantes da prática esportiva.


Mergulho: para quem curte o mundo submarino, a Ilha de Santo Aleixo, oferece pontos de mergulho que variam de 12 a 30m, no qual se pode conhecer várias espécies marinhas. Uma opção é a operadora de mergulho AICÁ Diving.

 

Skate: o balneário oferece espaço para quem curte as manobras radicais em cima de skates. Inaugurada em 2003, a primeira pista pública de skate de Pernambuco, o Porto Skatepark, oferece uma área com mais de 600m², mini ram, bowl, rampa de 45º, corrimãos e obstáculos.


Surf: O point do surf está na praia de Maracaípe, devido às ondas fortes, que podem chegar até dois metros de altura. Não é atoa que é um dos cenários do Campeonato Mundial de Surf. Outras modalidades como o kitesurf e windsurf também são praticados em Maracaípe, já que Porto de Galinhas possui águas calmas.

 

Atrativo Urbano

 

Em Ipojuca, município ao qual pertence a Vila de Porto de Galinhas, é repleta de construções antigas do século XVII, que vale a pena conhecer. Os pontos mais visitados são a igreja e o convento de Santo Cristo e a igreja do Outeiro. Outro referencial que merece visita são os engenhos, o Canoas e o Gaipió. Confira informações sobre os pontos culturais.


Igreja e Convento de Santo Cristo: Fundado em 1606, o convento fica ao lado da igreja, erguida em 1663. É um dos mais antigos do Brasil, albergando a famosa Imagem do Senhor Santo Cristo de Ipojuca. 

 

Igreja de Nossa Senhora da Conceição do Outeiro: em estilo maneirista, se destaca por estar localizada no Monte do Outeiro, em um mirante natural com altitude média de 90 m. Do ponto, tem-se uma maravilhosa visão das praias de Serrambi, Toquinho e Maracaípe, além de um extenso canavial.

Engenho Canoas: surgiu em 1786, na época, um dos mais importantes da região na produção de mel de engenho, rapadura e cachaça. O Engenho mantém até hoje as tradições, a cultura e a memória de seus antepassados. No prédio, é oferecido passeio à cavalo, de barco pelo manguezal, entre outros.

 

Engenho Gaipió: casarão de 1863, com mobílias expostas, imagens, cristais, louças e objetos de decoração originais, é um dos poucos que conseguem representar fielmente como era a vida dos senhores de engenho.

 

Hospedagem

 

Por dispôr de uma rica infra-estrutura,  Porto de Galinhas oferece dezenas de opções de hotéis, pousadas, chalés e casas de veraneio, para melhor acomodação dos seus visitantes. Confira alguns dos principais hotéis, pousadas e chalés da Vila.


Hotéis


Village Porto de Galinhas
Flats Decorados no Ancorar Flat Resort
Best Western Solar Porto de Galinhas
Pontal de Ocaporã

 

Pousadas


Pousada Tabapitinga
Pousada Borekoko
Arandu Pousada

 

Chalés

 

Chalé Hibiscus
Chalé Brasil
Chalés Praias do Sul

 

Gastronomia

 

Os restaurantes de Porto de Galinhas possuem cardápio variado, que agrada todos os mais exigentes gostos. Mas a especialidade é de pratos à base de frutos do mar, onde é possível encontrar do simples peixe frito até uma sofisticada lagosta na manteiga. Quando o assunto é frutos do mar, o mais concorrido é o Beijupirá, badalado e iluminado com luz de velas. Já em se tratando de cozinha regional, o restaurante da Natália se destaca com a galinha de cabidela, considerada uma das mais saborosas do país. Confira outros restaurantes da Vila:

Boca na Botija
Carne-de-Sol do Cunha
Munganga Bistrô
Peixe na Telha
Tio Dadá 

 

Vida Noturna

 

Porto de Galinhas não é só lugar de descanso. O balneário conta com uma programação noturna diversificada. São diversas casas que promovem shows ao vivo, bares com música ao vivo, boates itinerantes, entre outras. Com tantas opções, só fica parado quem quer.  Abaixo você obtém algumas dicas para aproveitar melhor o agito noturno na Vila. 


Bicho do Mato Disco Bar
Birosca da Cachaça
Paranambuco Disco Bar


Praias

 

Devido à extensão do litoral pernambucano, são várias as praias ao redor de Porto de Galinhas. A diversidade das praias e ilhas é tão grande que existem as mais paradisíacas, como é o caso de Muro Alto, até as mais badaladas, como a Maracaípe. Conheça algumas das praias mais conhecidas:


Maracaípe: Famosa por atrair surfistas do mundo inteiro, possui altas ondas, perfeita para a prática do esporte. Fica ainda mais agitada com os campeonatos de surfe. Conhecida também pelo pólo gastronômico da Vila de Todos os Santos. 

Muro Alto: Praia familiar, de águas calmas e translúcidas, ideal para levar as crianças. Formada por paredão de areia, coqueiros, reserva de Mata Atlântica, recifes e piscinas naturais, é uma das mais belas praias da região. Os grandes hotéis e resorts estão instalados nela. 


Camboa: Conhecida por suas águas mornas e calmas que formam piscinas naturais na maré baixa, a praia está rodeada por coqueirais e, por estar a 13 quilômetros da vila, é bastante deserta.

 

Cupe: Muito frequentada pelos surfistas, que buscam ondas fortes, a praia é praticamente deserta, circundada por coqueiros.


Pontal de Maracaípe: praia de águas calmas, perfeitas para banhos, passeios de jangada e caiaque. É nesse local que as águas do rio Maracaípe encontram-se com o mar. fazer trlhas, caminhadas e visitar o Projeto Hippocampus, que preserva o cavalo-marinho. O acesso à praia é feito de buggy ou a pé através de outra praia, a de Muro Alto.


Serrambi: Praia de águas azuis e com arrecifes em boa parte de sua extensão. Muito utilizada para veraneio, possui estreita faixa de areia batida e águas calmas. É considerada o paraíso dos mergulhadores, pois lá, encontram-se várias embarcações naufragadas. A praia está localizada à 75 km do Recife e 13 km de Porto de Galinhas.


Enseadinha: fica ao lado do Pontal do Maracaípe e possui características semelhantes: praia repleta de recifes, com águas calmas em suas piscinas naturais e repleta de mangues. Ambiente com paisagens deslumbrantes, capaz de relaxar quem quer descanso e tranquilidade.

 

Quando ir

 

A melhor data para desfrutar de Porto de Galinhas é, sem dúvida, durante a alta temporada, que vai de setembro a abril. Na baixa temporada (maio a agosto), devido à baixa na temperatura e chuvas intensas, você pode não aproveitar da mesma forma. Mas, em se tratando de Nordeste, ainda que no inverno, as temperaturas permanecem altas e é bem provável que se consiga bons descontos na hospedagem e na alimentação.

 

Compras


Não tem como sair de Porto de Galinhas sem levar a tradicional galinha de cerâmica, símbolo da região. Por toda a vila, é possível encontrar lojinhas, barraquinhas e galerias com peças típicas, artesanato e souvenirs para levar de lembrança. A maioria está concentrada na Rua da Esperança, na Vila dos Pescadores. São várias as opções de compra, desde objetos em madeira, pinturas em tecidos, quadros, bordados, redes, instrumentos de percussão, entre outros.

 

Artesanato

 

Na vila, o visitante logo percebe que o artesanato é muito forte na região. São várias as peças produzidas, sem deixar de mencionar a famosa galinha de cerâmica. Os artesãos produzem diversos enfeites, que são ótimas recordações e lembranças para os turistas levarem de volta. As peças são esculpidas em coqueiros, em tecidos pintados à mão,  trabalhos feitos em couro, concha do mar, coco, semente, folha seca, barro, pedra, madeira e escama de peixe, entre outras matérias primas.

 

Eventos

 

Porto de Galinhas tem sido sede de vários eventos nos últimos anos. Na vila, são realizados treinamentos corporativos, congressos, seminários e outros eventos de cunho profissional, mas também cultural. O local tem sido muito procurado devido a algumas vantagens oferecidas, como: pequena distância do Aeroporto Internacional dos Guararapes, no Recife(PE) - menos de 1h; diversificada infra-estrutura hoteleira com resorts, hotéis, pousadas, chalés de várias categorias; centros de convenções recentemente construídos em hotéis, com modernos recursos para eventos; variedade de restaurantes, bares e lanchonetes;  grande diversidade de passeios para atividades extra-evento.


Um dos eventos mais conhecidos é a Festa Literária Internacional de Porto de Galinhas - FLIPORTO, considerada a segunda maior feira literária do país. A cada ano, o número de visitantes supera a expectativa da feira. Em seu 5º ano consecutivo, a feira irá promover exposições, feira de livros, circuito gastronômico e artístico-cultural. Além disso, há uma programação voltada para as crianças: a Fliportinho - espaço destinado a apresentações de teatro, dança, música, leitura, oficinas e vivências. O evento que incentiva o processo de leitura.

 


A reprodução integral ou parcial de textos e fotos deste portal somente é permitida com créditos para o autor e link para a página de onde foi transcrito. É expressamente proibida a reprodução total ou parcial das fotos das galerias sem a autorização prévia dos fotógrafos, os quais estão devidamente creditados nos nomes das galeriasCaso você seja autor de alguma imagem ou texto publicados neste site e deseja remoção ou correção, clique aqui para preencher o formulário de solicitação.


Receba nossa NewsLetter
Nome:
E-mail:
Código de segurança:
->