Viagem Brasil

Viagem Brasil: hoteis, pousadas romanticas, lua de mel e pacotes turísticos

Mudar linguagem para Inglês
Mudar linguagem para Espanhol
Mudar linguagem para Português
Busca

Praia do Sancho - Fernando de Noronha - André Seale
Bonito MS - Rico
Fernando de Noronha - André Seale
Estuario Litoral Bahia -  André Seale
Cataratas do Iguaçu - André Seale
Macacos - Samuel Duleba


Destinos

 
 
BONITO - MATO GROSSO DO SUL

andre_seale-bonito gruta_do_lago_azul ecoturismo_rio_da_prata
Créditos: André Seale

 

Dizer que Bonito faz jus ao nome é pouco. Bonito é realmente lindo, pois beleza é o que não falta na cidade, seja na riqueza da natureza, presente na fauna e na flora, como nos recursos naturais tão preservados. Não é a toa que este paraíso é conhecido mundialmente pelos rios de água cristalina, piscinas naturais, cavernas e cachoeiras. Quem nunca ouviu falar na Gruta do Lago Azul? E no Buraco das Araras? Para conhecer os passeios, é necessário contratar uma agência credenciada, pois somente dessa maneira é possível realizar as atividades oferecidas pela cidade. Entretanto, para preservar ainda mais as riquezas naturais do local, o número de visitantes é limitado. Estes locais são uns dos responsáveis por destacar Bonito como um dos principais destinos do ecoturismo brasileiro.

 

Localização

 

Distante apenas 290 km da Capital do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, Bonito apresenta vegetação típica do Centro-Oeste, o cerrado e tem como atividades econômicas a pecuária, o turismo, a agricultura e a mineração. A cidade possui clima tropical, com temperatura em torno de 22ºC. O lugar tem sido muito buscado por aqueles que procuram a tranquilidade, mas também pelos que procuram aventuras e emoções ímpares.


Acesso


Para chegar até Bonito, é possível fazer o trajeto de avião, carro ou ônibus. De avião, o aeroporto mais próximo é o de Campo Grande, que está situado a 290 km de Bonito. De carro, é possível partir de Campo Grande, com acesso pela BR-060, passando por Sidrolândia, Nioaque e Jardim. Se a opção for pelo ônibus, o trajeto pode ser feito por empresas como a Motta e Andorinha, que possuem ônibus partindo de diversas capitais do país com destino à Campo Grande. A aviação Cruzeiro do Sul faz a linha Campo Grande-Bonito. 


Principais atrações


abismo_anhumas andre_seale-prata andre_seale-mimosa
Créditos: André Seale

 

Bonito oferece várias opções de passeios para seus visitantes. As atrações turísticas vão desde a contemplação da natureza, em praias e balneários com cachoeiras e piscinas naturais, passando por atividades de ecoturismo e até a prática de esportes e roteiros de aventura. Muitas das belezas encontradas estão no seu subterrâneo. São inúmeras as grutas com lagos de águas cristalinas, muito visados por experientes mergulhadores, que em busca de emoção, se aventuram em desbravar o desconhecido. Veja os principais passeios que a cidade pode oferecer:


Flutuação:
A prática da flutuação nos rios da região proporcionam a sensação de estar num grande aquário, devido à alta concentração de calcário, agente purificador, que garante a visibilidade nas águas dos rios. A atividade é realizada nos rios de águas praticamente transparentes da Prata, Sucuri, Formoso e Baía Bonita (Aquário Natural). Abaixo, estão listados os passeios que permitem a flutuação:

 

Recanto Ecológico Rio da Prata (Jardim/MS)

Aquário Natural
Rio Sucuri
Bonito Aventura
Parque Ecológico Rio Formoso
Barra do Sucuri



Cachoeiras: A abundância de rios na região de Bonito forma uma inúmeras cachoeiras, saltos e corredeiras de águas cristalinas. Acessadas por trilhas, além da paisagem incrível, o visitante também desfruta dos banhos em piscinas naturais, para completar o passeio. A Boca da Onça, por exemplo, é considerada a maior cachoeira do Estado, com 156 metros de queda, podendo ser visitada somente através de caminhada de três horas na mata. Confira os locais onde é possível encontrar cachoeiras:


Estância Mimosa Ecoturismo
Parque das Cachoeiras
Cachoeiras do Rio do Peixe
Fazenda Ceita Corê
Boca da Onça Ecotour


Balneários: Locais perfeitos para passar o dia, observar e nadar com os peixes coloridos em contraste com as águas cristalinas do Rio Formoso, entrar em contato com a natureza e relaxar. Os principais balneários são:

 


Balneário Municipal Rio Formoso
Balneário do Gordo
Balneário do Sol
Ilha do Padre
Praia do Figueira


Cavidades/ Grutas:  A famosa Gruta do Lago Azul, cartão postal da cidade, é um passeio que permite a contemplação do ambiente, ainda preservado com formações de milhares de anos, como estalactites, estagmites e um imenso lago de água azul. Já o Buraco das Araras, também muito conhecido pelos turistas, é um local fascinante, que a natureza se encarregou de moldar em tons de vermelho e verde. O passeio inclui a caminhada com observação das araras vermelhas, tucanos e outras 120 espécies de aves.

 

Gruta do Lago Azul
Grutas de São Miguel
Buraco das Araras


AventuraBonito também é conhecido pela grande variedade de atividades que proporcionam aventura aos turistas. Em meio às beldades da natureza, é possível realizar práticas esportivas enquanto observa a paisagem rica em fauna e flora. As principais são:


Abismo Anhumas-rapel
Ybira Pe - arvorismo
Passeio de bote no Rio Formoso
Bóia Cross
Circuito Arvorismo
Arvorismo Cabanas
Lobo Guará Bike

Mergulho com cilindro: Outra opção para quem quer conhecer a fundo as riquezas naturais e desbravar os mistérios dos rios e lagos da região, é o mergulho. Todas as atividades são acompanhadas de guias experientes para garantir que  o passeio aconteça com segurança. Os passeios de mergulho são:

 

Mergulho com cilindro no Rio da Prata
Lagoa Misteriosa
Gruta Mimoso


Atrativo Urbano

 

Projeto JibóiaO projeto tem como objetivo principal a desmistificação das serpentes não peçonhentas, e também, um trabalho de educação ambiental que visa diminuir a matança indiscriminada das serpentes na natureza e a criação de exemplares em cativeiro para suprir o mercado de animais de estimação evitando a coleta no meio ambiente.

 

Centro de Convenções de Bonito: O local é integrado à natureza e se destaca pela originalidade na arquitetura e suas formas. Palco de eventos, o centro de convenções tem capacidade para acondicionar 1.700 pessoas e está localizado à 1.500 m da cidade.

 

Eco Parque Museu Cultural: No passeio é feita uma visita ao Museu da Trilha do Mirante, local com memórias da história da cidade de Bonito, onde se encontram peças de época conservadas de antigos moradores da região. Após a visita ao museu, a próxima atividade é uma caminhada até o ponto mais alto da cidade, com vista privilegiada da natureza.

 

 

Hospedagem

 

Bonito dispõe de vários hotéis e pousadas confortáveis para atender os visitantes que chegam na cidade. A acomodação é parte importante da viagem e portanto, é indispensável poder desfrutar de um local aconchegante na hora do descanso. Os hotéis e pousadas de Bonito oferecem conforto e privacidade, de acordo com as necessidades dos visitantes. Confira os mais procurados pelos turistas:

 

Categorias:

Luxo:
Zagaia Resort Hotel
Hotel Wetiga

Superior:
Marruá Hotel
Águas de Bonito
Hotel Pira Miúna

Turística:
Hotel Paraíso das Águas
Hotel Tapera
Pousada Villa Verde

Gastronomia

Os restaurantes de Bonito oferecem cardápio variado, com destaque para os saborosos peixes da região, como o dourado, pacu e piraputanga. No cardápio também estão presente o caldo de piranha e a carne de jacaré. Selecionamos os restaurantes mais procurados pelos turistas:

 

 

Casa do João Bar e Restaurante
Restaurante do Bosque
Restaurante Tapera
Cantinho do Peixe
Aquarius Restaurante
Restaurante Santa Esmeralda
Sale & Pepe
Pantanal Carnes Exóticas
Castellabate

 

Vida Noturna


 

Depois de tantos passeios ao longo do dia, com muita emoção e adrenalina, para o visitante que gosta de curtir a noite, Bonito oferece várias opções de bares, como o Taboa, Oca e Etílico. O mais concorrido é o Taboa, cujo nome faz referência à bebida, a cachaça típica da região, feita com mel, guaraná em pó e canela.

 

Quando ir

 

A melhor época para conhecer as belezas da cidade é entre dezembro e março, período de chuvas, quando o nível dos rios está mais alto e as cachoeiras, exuberantes. Embora no período do inverno, com o aumento das queimadas e o clima seco na região, a vegetação não fique tão verdinha, as águas se tornam mais cristalinas ainda, o que permite ao visitante uma maior visibilidade da vida aquática. Como em alta temporada (verão, julho e feriados) os preços praticados pelas pousadas, restaurantes e agências de turismo ficam muito altos se comparados à baixa estação, por isso, vale a pena se programar para fazer a viagem e fazer uma reserva para garantir lugares nos melhores passeios, já que o número de visitantes nos passeios são limitados.

 

Compras

 

Em Bonito, é possível apreciar o trabalho local, como o artesanato, produzido pelos índios das tribos terena e kadiwéu. Os objetos são os mais variados e vão desde peças de decoração até acessórios confeccionados com sementes, que são os destaques no comércio de cidade. Os móveis rústicos, feitos com madeiras nobres recicladas, também chamam a atenção. A maior parte das lojas de artesanato se encontram na rua Coronel Pila Rebuá.

 

Calendário de Alta e Baixa Temporada 2009

 

01 a 31 de Janeiro - Férias
20 a 24 de Fevereiro - Carnaval
18 a 21 de Abril - Tiradentes
11 a 26 de Julho - Férias de Julho
05 a 07 de Setembro - Feriado Independência
10 a 17 de Outubro -  Feriado do Saco Cheio
31 de Outubro a 02 de Novembro - Feriado Finados
19 a 31 de Dezembro - Férias

 

Eventos tradicionais da cidade

 

FEVEREIRO - Carnaval
MAIO - Festa do Peão Boiadeiro
JUNHO - Festa Junina de São Pedro e Festival Gospel
JULHO - Festival de Inverno
AGOSTO - Encontro Estadual dos Clubes de Laço
OUTUBRO - Aniversário da Cidade
NOVEMBRO - Gay Bonito e Festival da Guavira


A reprodução integral ou parcial de textos e fotos deste portal somente é permitida com créditos para o autor e link para a página de onde foi transcrito. É expressamente proibida a reprodução total ou parcial das fotos das galerias sem a autorização prévia dos fotógrafos, os quais estão devidamente creditados nos nomes das galeriasCaso você seja autor de alguma imagem ou texto publicados neste site e deseja remoção ou correção, clique aqui para preencher o formulário de solicitação.


Receba nossa NewsLetter
Nome:
E-mail:
Código de segurança:
->