Viagem Brasil

Viagem Brasil: hoteis, pousadas romanticas, lua de mel e pacotes turĂ­sticos

Mudar linguagem para InglĂȘs
Mudar linguagem para Espanhol
Mudar linguagem para PortuguĂȘs
Busca

Bonito MS - Rico
Cataratas do Iguaçu - André Seale
Tartaruga Verde - André Seale
Macacos - Samuel Duleba
Praia do Sancho - Fernando de Noronha - André Seale
Praia Fernando de Noronha - André Seale


Destinos

 
 
CAMPOS DO JORDÃO - SP

Conhecido como um dos destinos de inverno mais badalados do Brasil, Campos do Jordão, proporciona ao visitante contato com a natureza exuberante e clima agradável. Não é atoa que foi apelidada de "Suíça brasileira". Trata-se da cidade mais alta do país, situada a cerca de 1.700m de altitude. Na alta temporada, de dia tudo é calmo, tranquilo. Já a noite, tudo se transforma. A cidade fica agitada e oferece aos visitantes ótimas opções de agito.

A paisagem dos vales, compostos por pinheiros, cascatas, florestas, morros, cachoeiras, rios e campos de grande beleza encanta a todos que passam por lá. A cidade oferece, acima de tudo, paz. Durante o dia, o silêncio é quebrado apenas pelo canto dos pássaros e o barulho das folhas, com o vento.



Localização - Campos do Jordão está localizada entre as principais capitais do país - São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, além de estar próxima a importantes cidades do Vale do Paraíba e sul de Minas Gerais. Está situada sobre a Serra da Mantiqueira, esta a 181 Km da capital, 335 Km do Rio de Janeiro e 477 Km de Belo Horizonte. Estas características garantem um frequente número de turistas para o destino.

dsc03308_600


Acesso - Para se chegar a Campos do Jordão de carro ou ônibus pode-se optar por dois acessos, ligados à via Dutra. O mais antigo, que durante muitas décadas foi caminho de tropeiros, é conhecido hoje como "estrada velha". Trata-se de um caminho sinuoso e estreito, que sai de São José dos Campos, passa por Monteiro Lobato (antiga Buquira) e pelo trevo da estrada que vem do sul de Minas Gerais.

O mais recente e principal é a SP-123, Rodovia Floriano Peixoto, que começa no trevo de Quiririm, no km 127 da via Dutra, entre Caçapava e Taubaté. Outra alternativa é a estrada que sai de Pindamonhangaba, também antigo caminho de tropeiros, e encontra a SP-123 na altura de Piracuama, antes da subida da serra. De Pindamonhangaba a Campos do Jordão, uma estrada de ferro oferece um passeio diferente, em confortáveis litorinas, com duração de mais ou menos duas horas de viagem pela serra. (Fonte: Ecoviagem)



Atrações turísticas e Passeios

Campos do Jordão oferece muitas opções de atrativos turísticos aos seus visitantes. São passeios que favorecem o contato com a natureza (Jardins, florestas, Ecoparques, Trilhas, Fazendas, enfim - passeios de ecoturismo), passeios culturais (visitas a fábrica de chocolate, cervejaria, museus, palácio), entre outros.

Abaixo você encontra alguns dos principais passeios que podem ser realizados em Campos de Jordão, por categoria:

Passeios de contemplação


Amantikir - Jardins que falam: Amantikir é o termo indígena que originou a palavra Mantiqueira e significa "Serra que Chora". No local, estão belíssimos jardins de diferentes partes do mundo. Comuns nos Estados Unidos e Europa, os jardins para contemplação reúnem a arte da jardinagem com uma rica programação cultural. Foi inaugurado em 2007, e possui 680 espécies de plantas, divididos em 22 espaços, onde cada um mostra uma cultura diferente.

Horário de Funcionamento: Diariamente das 8 às 17 horas.

dsc03329_600


Borboletário Flores que Voam - Abertoem 2007, está localizado em meio a mata, no caminho do Horto Florestal. A estufa abriga cerca de 35 espécies de borboletas nativas da região, que vivem em um ambiente calmo e harmonioso. Trata-se do único borboletário aberto para visitação no Brasil, que visa a pesquisa, educação ambiental e preservação da espécie. No início do passeio, o visitante assiste a um pequeno vídeo que fala da importância destes para o meio ambiente e aprende sobre o ciclo de vida das borboletas, além de observar várias espécies, com diferentes formas e cores.

Horário de Funcionamento: Está aberto de quarta a domingo das 10:00 h às 15:00 h. Nas segundas e terças-feiras podem ser agendadas visitas para grupos, escolas ou excursões.

 

Mosteiro das Monjas Beneditinas - Localizado em meio a um bosque, cujo estreito caminho leva a um lindo lago de peixes e jardim, o lugar remete a reflexão e oração. No mosteiro, vivem 27 irmãs, que lecionam catequese à crianças, e fazem também um trabalho social chamado Clube das Mães, onde mulheres de famílias carentes aprendem artesanato e auxiliam as monjas na fabricação de doces vendidos na loja, instalado no local, que também comercializa artigos religiosos. A principal atração é recital de Canto Gregoriano, que é feito diariamente. Trata-se de uma experiência única de paz e tranquilidade, que fascina os visitantes.

dsc03237_600 

Parque da Floresta Encantada - Situado em uma região cheio de verde e tranqüilidade, o Parque da Floresta Encantada proporciona lazer para crianças e adultos. São 12 mil m² com diversas Casas de Brinquedo, Casa dos Gnomos, Casa das Bruxas, Casa do Fantasma, Casa dos Coelhos, Casa do Anjos, Casa da Branca de Neve, Casa do Papai Noel, Casa dos Dálmatas, Casa das Bonecas, entre outros. Nos finais de semana, monitores fantasiados entram na brincadeira e deixam as crianças ainda mais à vontade no espírito da imaginação.

 

Atrativo Urbano e Cultural


Bondinho e Estrada de Ferro - A estrada de ferro que nasceu no século passado devido à necessidade de levar as pessoas que sofriam de doenças respiratórias à cura, no clima propício das montanhas de Campos. Hoje, é uma alternativa turística para conhecer as belezas da Serra da Mantiqueira. A partir de Campos do Jordão é possível fazer um passeio pelas principais vilas da cidade, num percurso de 4 quilômetros. O passeio se dá através do bondinho urbano (conhecido como camarão), uma simpática e charmosa máquina em estilo inglês, que proporciona a oportunidade de apreciar imagens de um ponto de vista exclusivo, entre as duas principais e mais arborizadas avenidas de Campos.)

Outra opção é seguir os trilhos centenários até a cidade de Santo Antônio do Pinhal. Você poderá desbravar a Serra da Mantiqueira em um passeio maravilhoso, que passa por locais em que a natureza ainda está intocada e seu acesso acontece somente através da Estrada de Ferro. Este passeio inclui o Vale do Lageado, onde alcança o ponto mais alto das ferrovias do Brasil.) OBS: os passeios são realizados somente sob agendamento.

 

Vila Capivari - Trata-se de uma autêntica vila européia, que é o Centro Turístico e o ponto de encontro de Campos do Jordão, o que faz a cidade ser conhecida como "Suiça Brasileira". Em meio a prédios construídos com arquitetura européia, o visitante encontra sofisticados restaurantes, cafés e barzinhos que atendem aos mais diversos gostos e bolsos. São lojas, boutiques, além de produtos exclusivos de Campos como chocolates caseiros, a tradicional cerveja Baden Baden, artesanatos e souvenirs. Na alta temporada, o local abriga shows e apresentações culturais na praça principal. A vila abriga ainda o Parque de Capivari, no qual há vários brinquedos para a diversão da garotada, teleférico, botes infláveis, além de praça de alimentação e o Trenzinho da Alegria que leva o visitante para conhecer diversos pontos turísticos da cidade.

 

Ecoturismo e Aventura

Campos de Jordão possui mais de 100 trilhas espalhadas pelas montanhas e rios da cidade. Os picos altos proporcionam o rapel e a abundância de águas, convida o visitante para um mergulho de banho frio.


Ecoparque Pesca na Montanha - No alto da Serra da Mantiqueira, entre as cidades de Campos do Jordão e São Bento do Sapucaí está uma das áreas de lazer mais visitada da região. O local possui uma grande área com rios e lagos, onde é realizada a atividade pesqueira de trutas. Você pode solicitar visita monitorada à criação, onde o técnico em piscicultura fornecerá informações sobre a origem, as principais características, aspectos históricos sobre a introdução da truta na região, o que torna o passeio mais interessante e cultural a quem visita o pesqueiro. Uma ótima opção para quem procura lazer e gosta de pesca! Mas não pára por aí. O Ecoparque também oferece outras atividades como arborismo, muro de escaladas e tirolesa. 

Consultar preço das atividades. Horário de Funcionamento: De sexta à domingo a partir das 9 horas. 


Horto Florestal (Parque Estadual de Campos do Jordão) - Cheio de montanhas, picos e cachoeiras, propício para a prática de esportes. Trata-se de uma das maiores reservas de árvores coníferas do Estado de São Paulo, num total de 8,3 mil hectares de área preservada. Ao visitante é oferecida uma vasta área de lazer, como bosques para piquenique, churrasqueiras, trilhas para caminhadas, lanchonete, atelier ambiental, uma capela, centro de exposições com mostras de exemplares da fauna e flora da região, viveiro de plantas, além de paisagens belíssimas e o contato direto com a natureza. Os turistas procuram muito pelo rapel,que é praticado com guia e equipamento adequados. Para quem não quiser descer a montanha, pode subí-la. O montanhismo pode ser praticado em vários pontos de Campos do Jordão. (Passeio Público)


Complexo Pedra do Baú - Enorme formação rochosa, com altitude de 1.950 metros, que compõe um dos principais cartões postais de Campos do Jordão. Localizado na Cidade de São Bento do Sapucaí, o melhor acesso se dá por Campos, onde milhares de turistas seguem para conhecer esta maravilhosa atração turística. A formação se dá por três rochas: a Pedra do Baú, a maior e mais alta pedra com 1.950 metros de altitude; O Bauzinho com 1.760 metros; e a Ana Chata com 1.670 metros de altitude. Estas duas últimas localizadas ao redor da principal. A entrada se dá por trilhas, e para os mais preparados, rapel até as últimas pedras.(Passeio Público)


Ducha de Prata - Formada por várias duchas artificiais que deliciam os visitantes que podem utilizar plataformas de madeira para tomar banhos frios e saudáveis. Além das quedas d'água, você encontrará ainda barraquinhas com produtos artesanais e souvenirs, para lembrar-se sempre de sua visita à Campos do Jordão. (Fonte:NetCampos)(Passeio Público)


Gruta dos Crioulos - Trata-se de uma pedra monumental de 700m², diâmetro de 30 m de altura e 20 m de profundidade, meio arredondada, chata e côncava, com capacidade de abrigar inúmeras pessoas em seu interior. Ela está localizada no centro de exuberante arvoredo tropical. Várias lendas e estórias remetem ao nome da gruta. Uma das mais plausíveis refere-se ao tempo da escravidão, na qual os escravos que fugiam de fazendas das regiões vizinhas, nela se refugiavam para escaparem da fúria dos capitães do mato, e eram liderados por Manoel Crioulo. (Passeio Público)

 
Morro do Elefante e Teleférico - Passeio considerado obrigatório a quem passa por Campos do Jordão. O Morro do elefante é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade. Seu curioso nome tem origem na formação da montanha, que de longe se assemelha ao contorno de um elefante. O cume do Morro do Elefante alcança a altitude de 1.800 metros acima do nível do mar, promovendo uma inesquecível visão panorâmica da cidade. De cima, pode-se avistar a Vila Capivari, parte do Alto do Capivari entre outros bairros da cidade, além de diversas montanhas que se perdem no horizonte. (Passeio Público). Teleférico - opcional


Pico do Imbiri - Está localizado a 4km da avenida principal, em posição privilegiada, afastada do centro urbano. Inaugurado no ano passado, o Pico do Imbiri foi revitalizado, sua rua foi alargada e recebeu uma camada de pequenas pedras, o que permite acesso por qualquer carro de passeio. Sinalizado e com um mirante levantado ao redor, o ponto turístico recebe crescente número de visitantes, que encontram em seu cume uma bela imagem das montanhas que formam a Serra da Mantiqueira. No alto dos seus 1862 metros de altitude, pode-se identificar várias regiões da cidade, principalmente os locais mais altos; de outro ponto pode-se ver uma linda imagem da Pedra do Baú; e ainda perdem-se de vista as montanhas que fazem divisa com o Sul de Minas Gerais. No local, as pessoas praticam ecoturismo e passeios de bicicleta, cavalo, moto e quadriciclo. Entrada franca - passeio público

 

Pico do Itapeva - Está a 14km da Vila Capivari e proporciona uma das visões mais belas da Serra da Mantiqueira. Do alto de seus 2.030 m de altitude, é possível avistar 15 cidades do Vale do Paraíba. O Pico do Itapeva, que em indígena significa "Pedra Chata", e é caracterizado pelas grandes formações rochosas e  montanhas ao redor, criando uma exuberante atmosfera natural. O Pico é todo recortado por trilhas, onde são realizados passeios a cavalo, moto, bicicleta ou mesmo uma saudável caminhada. O local ainda possui um lindo e tranquilo lago, que permite também outras atividades como tirolesa e canoagem.


O Pico do Itapeva abriga ainda retransmissores de UHF e VHF, e também um laboratório de pesquisas de raios cósmicos montado pela FAB (Força Aérea Brasileira). Lá também é possível comprar doces, artesanatos e roupas em lã. Artigos como malhas, luvas e cachecóis são vendidos por pequenos fabricantes a preços convidativos.


Entrada franca - passeio público

 
Off Road - Através deste passeio, o visitante conhece as belezas naturais de Campos, por meio de veículo 4X4, pilotado por um profissional experiente. Assim, é possível desbravar boa parte da mata da Campos e conhecer de perto montanhas, vales, florestas e lindas cachoeiras em uma experiência inesquecível.

Parque dos Lagos - Cenário exuberante, em uma área de mais de 2.500m², localizado na estrada do bairro da Campista - km 11. No parque, o visitante poderá desfrutar de aventuras como tirolesa, passeios a cavalo, playground, cama elástica, arborismo, passeios em barcos a remo, caminhadas e pesca. No local, há ainda a Casa da Pedra , na qual são realizada Aventura no Rancho - Passeio que une ambiente natural da serra e muita diversão. O local oferece práticas de esporte de aventura diferenciadas, onde adultos e crianças se divertem por horas. Os passeios vão desde uma simples caminhada, passeio a cavalo ou de bike pelas trilhas e montanhas repletas de verde. Os mais aventureiros podem desfrutar de passeios com maior adrenalina como tirolesa, arvorismo, paintball, entre outros.

Entrada Franca. Consulte os preços das atividades.

Fazenda Lenz Gourmet - Na fazenda, é possível ver por completo o Vale do Lageado, um dos belos cenários da Serra da Mantiqueira. No passeio, o visitante pode realizar caminhada por meio de trilhas que levam a cachoeira e mirante encravado nas pedras. O local dispõe de infra-estrutura, com área de lazer e restaurante, onde são produzidos e comercializados doces artesanais como compotas, geléias, chocolates e o famoso bolo inglês.

 


Centro de Lazer Hípica Tarundú - O visitante pode desfrutar de uma área de 500.000 m2 de lazer e proximidade com a natureza. As atividades que proporcionam contato com a natureza são: Arborismo, Arco & Flecha, Bike Looping, Bunggy Tranpolim, Mini Golf, Mini Buggy, Orbit Ball, Paint Ball, Patinação no Gelo, Passeios em Trilhas e Thunder. A Vila Hípica, que faz parte do Tarundú, oferece aluguel de cavalos da raça Árabe, Brasileiro de Hipismo, Mangalarga, Anglo-Árabe, entre outras. Para quem quer aprender mais sobre equitação, instrutores qualificados estão a disposição para ministrar aulas à alunos principiantes e avançados. Além das práticas esportivas, o local dispõe de charmosa pousada e restaurante que completam o complexo em Campos.

 

Hospedagem

 

Campos do Jordão possui várias opções de hospedagem. Boa parte delas são pousadas e hotéis, que você encontra desde os econômicos até os mais luxuosos e requintados. Campos ainda dispõe de flats e spas.


Hotéis


Categoria Super Luxo


Orotour
Serra da Estrela
Home Green Home


Categoria Econômicos

 

Hotel Refúgio Alpino
Hotel Britânia
Hotel Astoria

 

 Pousadas

 

Categoria Super Luxo


Pousada dos Quatis
Chateau La Villete
Villa Casato
Castelo Ranish
Villa Capivary
Villaregio

 

 Categoria Confortável

 

Pousada Di Lunes
Pousada Villa Tambo
Alpes da Serra
Pousada das Hortênsias

 

Gastronomia


Campos do Jordão reúne a mais diversa gastronomia, com restaurantes com culinária tradicional, exótica, e principalmente, com influência das cozinhas espanhola e franco-suíça.


Confira abaixo algumas indicações de restaurantes que você deve conhecer:


La Gália - O local é famoso por servir carnes exóticas.


Spazio di Paolo - Ambiente aconchegante, com destaque para pastas e grill.


Ludwig Restaurant - O restaurante reúne toda a sofisticação e elegância da cozinha franco-suíça.


Confraria do Sabor - Delícias da cozinha franco-italiana.


Mercearia Campos - Bem no centrinho do Capivai, ótimo local para bate-papo no final de tarde.


Baden Baden - Tradicional point de Campos, onde é possível degustar a cerveja artesanal, produzida na cidade.


Charpentier - O cardápio oferecido é totalmente inovador e criativo.


Vila Chã - Aprecie o melhor da cozinha portuguesa.


Villa Casato Ristorante - O melhor da culinária contemporânea francesa, aberto de quinta a domingo.


Barito Gourmet - A Suíça brasileira ganha um toque especial.

 

Compras


Campos do Jordão oferece uma diversidade de opções de compra, que vai desde os irresistíveis chocolates artesanais de diversas formas, barras, tabletes e bombons, entre outras guloseimas, até às malhas tradicionais.


O bairro de Capivari reune as melhores lojas de grife, que no mês de julho, ainda recebem dois sofisticados shoppings de inverno - Market Plaza e Design Campos, montados especialmente para a temporada. São mais de 80 lojas de grife, além de restaurantes e concessionárias de automóveis importados, cuja estrutura e decoração remetem à arquitetura européia.


Onde você não pode deixar de ir:


Mimos e presentes em geral: Shopping Boulevard Geneve, Market Plaza, Shopping Aspen Mall, Shopping Center Calil, Shopping Center Capivari, Shopping Cadij Plaza, Center Suíço

 

Malharias: Geneve, 4 Stagioni, Bolton, Chalé Malhas, Free Neve, Malhas & Cia

 

Chocolates: Montanhês, Araucária, Kopenhagen, Lievori,

 

Souverniers: Brasões de Família, Caminho da Roça, Casa do Artesão, Irmãs Beneditinas, Baden Baden, Recanto das Flores.

 

 

Vida Noturna


O agito noturno acontece na Vila Capivari. Apesar do frio, a galera se reune sempre na choperia Baden Baden, e disputam as mesas da calçada. Deste ponto de encontro, descobre-se qual será a melhor festa ou qual boate vai estar fervendo. São várias opções de balada para diversos gostos e estilos. Após as baladas, todos se encontram novamente no Pastelão 46 - a lanchonete serve pastéis gigantes 24 horas por dia.


A reprodução integral ou parcial de textos e fotos deste portal somente é permitida com créditos para o autor e link para a página de onde foi transcrito. É expressamente proibida a reprodução total ou parcial das fotos das galerias sem a autorização prévia dos fotógrafos, os quais estão devidamente creditados nos nomes das galeriasCaso você seja autor de alguma imagem ou texto publicados neste site e deseja remoção ou correção, clique aqui para preencher o formulário de solicitação.


Receba nossa NewsLetter
Nome:
E-mail:
Código de segurança:
->