Viagem Brasil

Viagem Brasil: hoteis, pousadas romanticas, lua de mel e pacotes turísticos

Mudar linguagem para Inglês
Mudar linguagem para Espanhol
Mudar linguagem para Português
Busca

Fernando de Noronha - André Seale
Bonito MS - Rico
Macacos - Samuel Duleba
Praia Fernando de Noronha - André Seale
Cataratas do Iguaçu - André Seale
Estuario Litoral Bahia -  André Seale


Artigos


06/05/2009 - 07h30

Um santuário ecológico no coração do Pantanal

 
 

A+

A-

Altera o tamanho da letra

 
Andre Seale
 Tucanos do Pantanal
Tucanos do Pantanal

Conhecer o maior santuário animal do planeta sem sair do país é um privilégio e tanto. Visitar o Pantanal é mais do que ver bichos como jacarés, capivaras, quatis, macacos e centenas de outras espécies de pássaros, é estar em contato com a exuberância de um zoológico a céu aberto, situado numa gigantesca planície semialagada, que ocupa boa parte dos Estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e ainda avança rumo aos territórios da Bolívia e do Paraguai.

Num lugar como este, não há hotéis, e sim fazendas de gado, que não oferecem grandes luxos, mas são muito mais autênticas do que qualquer hotel poderia ser. Muitas adaptaram parte da propriedade em pequenas pousadas, com alguns quartos para receber os visitantes, sem perder as características da fazenda, o que pode ser percebido pelo atendimento caloroso e pela boa comida caseira, feita no fogão a lenha.

Recanto ecológico

Um exemplo desse santuário é a Fazenda Mangabal, no coração de uma região do Pantanal Sul, conhecida por Nhecolândia, próximo a Campo Grande. O local, ainda pouco explorada pelo turismo, é um refúgio de animais, que podem ser vistos com facilidade, principalmente a partir de abril, com o final da época das chuvas, quando a água começa a baixar nos alagados e o Pantanal entra em sua melhor época para visitação.

Na Fazenda, os passeios podem ser feitos a pé, a cavalo ou a bordo de jipões. Já nos safáris realizados à noite, é possível observar a fauna com hábitos noturnos, graças a holofotes. O maior problema é chegar até à Mangabal, já que ela fica praticamente no meio do Pantanal e o caminho é longo. São cerca de 280 quilômetros distante de Campo Grande, metade em veículo com tração nas quatro rodas.

Todo trabalho para chegar até o local é compensado pela visão privilegiada que o turista tem, ao entrar em contato com o mundo encantado da fauna e flora, quase intocadas pelo homem. Não é o tipo de viagem para quem busca mordomia, luxo e horas de preguiça. O que vale por lá é admirar a beleza do Pantanal e incrementar o arquivo pessoal de fotografias.

Quando ir

A época em que os animais podem ser vistos com mais facilidade é de abril a setembro. No período de chuvas, entre novembro e março, a Fazenda chega a ficar ilhada e o caminho até a sede somente é feito através de canoa, o que pode comprometer o passeio. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (11) 2122 4203 ou (11) 5044 8810.

A reprodução integral ou parcial de textos e fotos deste portal somente é permitida com créditos para o autor e link para a página de onde foi transcrito. É expressamente proibida a reprodução total ou parcial das fotos das galerias sem a autorização prévia dos fotógrafos, os quais estão devidamente creditados nos nomes das galeriasCaso você seja autor de alguma imagem ou texto publicados neste site e deseja remoção ou correção, clique aqui para preencher o formulário de solicitação.


Receba nossa NewsLetter
Nome:
E-mail:
Código de segurança:
->