Viagem Brasil

Viagem Brasil: hoteis, pousadas romanticas, lua de mel e pacotes turísticos

Mudar linguagem para Inglês
Mudar linguagem para Espanhol
Mudar linguagem para Português
Busca

Fernando de Noronha - André Seale
Macacos - Samuel Duleba
Estuario Litoral Bahia -  André Seale
Praia Fernando de Noronha - André Seale
Cataratas do Iguaçu - André Seale
Tartaruga Verde - André Seale


Artigos


25/02/2011 - 13h23

A importância do silêncio na prática do ecoturismo

 
 

A+

A-

Altera o tamanho da letra

 

O ecoturismo é um segmento do turismo que conquista cada dia mais adeptos. São pessoas que gostam de viajar, mas preferem locais com abundante natureza, apreciam a preservação da fauna, da flora, gostam das coisas simples e naturais.

Preferem o mato ao asfalto, a trilha à calçada, e os picos e montanhas às tradicionais escadas rolantes e elevadores. Trocam a fumaça e poluição das grandes cidades pelo céu azul e pelo cheiro de mato, a luz elétrica e o ar condicionado pela luz das estrelas e pela brisa refrescante.

São pessoas conscientes, preocupadas com a preservação do meio ambiente e com o desenvolvimento sustentável das comunidades. Estão sempre em busca de conhecimento e de vivências sobre o assunto.

Entretanto, um detalhe muito importante tem passado despercebido por muitos turistas que praticam essa modalidade: o silêncio. Evitar o barulho é essencial quando se realiza atividades em meio a florestas, mata fechada, ou em ambientes onde a vida selvagem é preservada. O barulho afasta os animais e atrapalha a rotina natural dos mesmos. Portanto, para a plena observação da fauna é necessário fazer silêncio!

O silêncio proporciona, muitas vezes, a visão de cenas exuberantes, de momentos únicos do comportamento animal, uma experiência para quem vivencia. Para isso, é preciso ter atenção, muito respeito e sensibilidade, pois com paciência e sentidos aguçados para sentir o contato com a natureza a recompensa final compensará todos os esforços.

Por isso, seja um ecoturista consciente!


Pratique o silêncio nas atividades e aproveite o momento de contemplação, reflexão e desfrute dos sons, cores, cheiros e visões que a natureza oferece!

A reprodução integral ou parcial de textos e fotos deste portal somente é permitida com créditos para o autor e link para a página de onde foi transcrito. É expressamente proibida a reprodução total ou parcial das fotos das galerias sem a autorização prévia dos fotógrafos, os quais estão devidamente creditados nos nomes das galeriasCaso você seja autor de alguma imagem ou texto publicados neste site e deseja remoção ou correção, clique aqui para preencher o formulário de solicitação.


Receba nossa NewsLetter
Nome:
E-mail:
Código de segurança:
->